domingo, 8 de agosto de 2010


Biblioteca Itinerante leva história de Itabuna ao palco 05/08/2010


Que tal juntar bom humor, fatos e fotos para contar a história centenária de uma cidade? Pois é, foi isto que fez com muita competência a Trupe GriGri da Biblioteca Itinerante na última terça-feira (3), quando levou ao palco do Centro de Cultura Adonias Filho (CCAF) a montagem teatral “Itabuna 100 Anos: fatos e fotos”, em comemoração ao primeiro centenário de fundação da cidade.
O espetáculo levou ao teatro centenas de estudantes, educadores, artistas, secretários municipais e convidados, que puderam conferir de perto a performance da Trupe e refletir a trajetória da construção da cidade de Itabuna, do seu desbravamento aos tempos atuais.
O espetáculo é a 76ª montagem da Biblioteca Itinerante, um projeto da Secretaria Municipal da Educação que visa incentivar a prática da leitura através da teatralização de obras literárias infanto-juvenis.
Segundo a autora e encenadora do espetáculo, Márcia de Meneses, o texto foi construído para oferecer uma visão global da cidade em seus aspectos sociais, econômico e arquitetônico.
Dividida em seis gerações, a montagem conduziu o espectador a uma viagem, por meio de fatos e fotos que marcaram o desbravamento da cidade e as gerações de 10 a 30, 31 a 50, 51 a 70, 71 a 90 e de 91 a 2010, destacando a coragem dos sergipanos na fundação e a força do povo Itabunense em momentos de crise.
O elenco é formado pelos professores/atores Amélia Passos, Bia Matos, Débora Cardoso, Fredson Silva, Robson Marques e tem Márcia de Meneses como autora e encenadora. “Itabuna 100 anos: fatos e fotos” é a peça que a Biblioteca Itinerante levará neste segundo semestre de 2010 às unidades escolares da Rede Pública Municipal de Educação, em comemoração ao Centenário de Itabuna.
Acompanhando alunos da rede municipal que foram assistir ao espetáculo, a professora Maria José Lima elogiou a iniciativa da Trupe Itinerante. “Educar através do teatro é a forma mais fácil e eficaz para um aprendizado dinâmico e eficiente. Isso a Biblioteca Itinerante faz com muita competência”, afirmou a educadora.
_____________________________________________________________________
SAGCS/PMI - Texto: Erivaldo Bomfim - Foto: Vinícius Borges – 05/08/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário